Como já se sabe, entende-se como alfabetização uma ação e um processo concertado que visa proporcionar às pessoas competências básicas e elementares numa determinada linguagem para se comunicar com os meios de comunicação disponíveis.
Hoje em dia existem muitas formas de alfabetização. Com a era digital cada vez mais presente em escolas, a Alfabetização Tecnológica é muito presente em aulas de diversas disciplinas. Saber utilizar a tecnologia a favor do ensino e do conhecimento é algo muito presente nessa nova geração. Muitas crianças aprendem a mexer no computador ou no celular antes de saber ler e escrever, isto se dá à grande utilização de aparelhos eletrônicos nos dias atuais e a evolução intelectual.
Há maioria dos alunos de hoje utilizam a internet como fonte de pesquisa de trabalhos, conhecimento, diversão. Mas há muitas informações erradas ou sem precisão, coisas que são inúteis para a formação deste. Ai entra a Alfabetização Informacional que é basicamente saber reconhecer quando a informação é necessária, ter capacidade de localizar e usar efetivamente essa informação. Isto necessariamente não entra só quando falamos em internet, mas sim toda a informação que captamos no nosso dia-a-dia.
Não podemos deixar de citar a Brecha digital, que são pessoas incapazes de ter acesso a essas tecnologias (exclusão digital), alunos que não utilizam essas tecnologias por falta de recursos. Muitas escolas não têm condições de disponibilizar esses recursos a seus alunos, assim deixando um brecha no desenvolvimento intelectual e cultural deste, pois atualmente quem tem estas alfabetizações tem mais “chances” no campo de trabalho.
Portanto, devemos saber utilizar essas alfabetizações a favor dos alunos e professor, para que possamos desenvolver uma sociedade com mais possibilidades de conhecimento, acesso a culturas, compreensão e desenvolvimento intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário